Sociedade Musical Sesimbrense
Em 1878 a determinação de um amador de música, de nome Cerveira, escrivão da Fazenda Pública, tornou possível a formação de um grupo musical, que 36 anos depois daria origem à Sociedade Musical Sesimbrense (SMS).
Entre 1878 e 1914 o grupo passou por algumas adversidades, com saídas e substituições de músicos que originaram novos agrupamentos.
A 19 de Fevereiro de 1913, Augusto Vidal, antigo músico de um desses grupos – conhecido como a Banda do Rumina – sugeriu e impulsionou a criação de um agrupamento musical independente que, um ano mais tarde, daria origem à actual Sociedade Musical Sesimbrense, filarmónica composta por 24 elementos, cujo fardamento era, à época, um modesto boné.
As actuações da filarmónica mereceram ao longo dos anos inúmeras distinções, destacando-se o primeiro lugar no Concurso de Bandas Civis do Distrito de Setúbal, em 1945, sob a regência do Maestro António Pereira da Cruz.
Hoje a Sociedade Musical Sesimbrense é uma instituição de Utilidade Pública e conta com 1200 associados, escola de dança e de música, e aulas de karaté. Em 2005 nasceu a Orquesta Orff, através de um protocolo com a Câmara Municipal e o Agrupamento Vertical de Escolas de Sesimbra - Castelo Poente.
Sem comentários:
Enviar um comentário